Eu protesto!

Av Rio Branco para pedestres

No domingo 20 de dezembro, o jornal O Globo publicou matéria sobre projeto da Prefeitura, que eu particularmente, acho uma ótima idéia (veja na aba Mobilidade a matéria “Nova York fecha ruas para carros”), mas piso em granito e pérgolas de aço cobertas com vidro???? Eu protesto! Pedra retém calor, vidro não faz sombra…aumenta a sensação de calor!

A matéria destaca a redução da emissão de gases de efeito estufa dos transportes, mas o projeto parece desconhecer o fato que estaria agravando o efeito ilha de calor já existente no local.  

No link abaixo várias pessoas se manifestaram contra ou a favor da iniciativa.

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=949042&page=12

Nós da Inverde pensamos que mais vegetação para fazer sombra, é sem sombra🙂 de dúvida, melhor solução!

Acho que a idéia é ótima, que poderia se implantar aos poucos, em trechos, racionalizando as diversas linhas de ônibus que circulam no local, pintando o asfalto de cor clara, trazendo muitos vasos com árvores, criando espaços para um lanche ao ar livre na hora do almoço, espaços para manisfestações culturais e educativas, projeto piloto com investimento baixo para testar a aderência do público, como tem acontecido em cidades como NY.  Resolveria boa parte dos protestos das pessoas que se manifestaram contra a idéia.

Cidades que sediaram Olimpíadas em geral, aproveitaram a verba para priorizar transporte público de qualidade. O VLT é caro para se implantar, mas a manutenção ao longo do tempo é bem mais em conta que sistemas sobre rodas, segundo técnicos do IPP. Claro que a questão é bem complexa e envolve uma logística de deslocamento de centenas de pessoas, bens e serviços…mas que tal trocar o granito, aço e vidro por um sistema de transporte público eficiente? Isso sem perder a oportunidade de devolver ruas aos pedestres e diminuir as emissões de CO2!

Lourdes Zunino Rosa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: