::Biblioteca Parque Manguinhos::

Inverde na Biblioteca Parque Manguinhos (RJ)

A Inverde acredita na educação como meio transformador na qualidade de vida de uma sociedade. Através do nosso site, fomos convidados por uma internauta a participar do projeto de educação ambiental para a Biblioteca Parque Manguinhos. Vejam as atividades previstas.

 

 

 

 

 

Oficinas Ambientais Inverde:

Transformando lixo em som. Para crianças a partir da 5o ano. Gincana de coleta e transformação de resíduos no local.

Labirinto Vegetal. Para jovens e adultos. Instalação artística com garrafas pet e plantas comestíveis, medicinais e ornamentais. 

Como integrar mais Verde ao nosso cotidiano. Para jovens e adultos (formação de multiplicadores). Noções básicas de ecologia e biologia, Aulas teóricas básicas de paisagismo e jardinagem.

Sustentabilidade no ambiente construído: como colaborar? Formação de monitores voluntários. Discussão sobre Desenvolvimento Sustentável e Oficina de estudo de viabilização do projeto relacionando o valor da água, da energia, dos resíduos ou da conservação do ambiente construído.

Fotos da inauguração 29.04.2010

======================================================= 

 

+Transformando lixo em som

Entre as atividades que encerraram a comemoração da Semana do Meio Ambiente, aconteceu a primeira Oficina Inverde, sabado dia 12 de junho. 

Foi bacana, as crianças escutaram histórias sobre origem de alguns instrumentos, como a flauta andina feita de bambu, desenharam o som que escutavam, aprenderam como fazer um berrante com resto de tubos, chocalho com chaves velhas ou tampas de garrafa pet. Passamos um bom momento juntos!

Detalhe dos instrumentos

Chegando na Biblioteca Parque

Ciro Kastrup e Julio Braz esperando pela Turma

Lourdes e Ana Cecília com a professora que parou as atividades da quadra de esportes (em frente a biblioteca) para convirdarmos os alunos a participarem da oficina.

 

Desenhando o som

 

Detalhe

 

Transformando lixo em som

Em breve postaremos um vídeo da oficina!

Com a flauta de bambu e a “chulipa” guitarra de ripa e lata de nescau.

Depois fomos confererir as outras atividades. Tinha vacinação na UPA,

Teatrinho, bricadeiras, campanha de saúde no CRJ,

 A Joana do Inverde que também trabalha no PAC Social, estava recebendo as garrafas pet para a Ginkana do Meio Ambiente.

As garrafas vão servir para a escultura vegetal, próxima atividade programada do Inverde.

======================================================= 

Mais fotos da inauguração da Biblioteca Parque. 29/04/2010.

O mascote adotado pela Biblioteca e abaixo o grafite pronto no final do evento.

As fotos falam por si. O local é lindo e está muito bem equipado, parabéns equipe da Secretaria de Cultura e todos os envolvidos com projeto e obras.

Parabéns diretora da Biblioteca – super Ivete Miloski!

======================================================= 

O PROJETO – BIBLIOTECA PARQUE MANGUINHOS / RJ:

O projeto é baseado na experiência colombiana de Medellín, que investe na construção de equipamentos culturais como forma de promover inclusão social.

A Biblioteca-Parque de Manguinhos ocupará uma área de 3,3 mil m² do antigo Depósito de Suprimento do Exército (Av. Dom Elder Câmara, nº 1184) e atenderá a 16 comunidades da Zona Norte do Rio de Janeiro, cuja população soma, aproximadamente, 100 mil habitantes.
O local foi totalmente urbanizado e transformado no lugar de maior concentração de equipamentos sociais em uma comunidade carente da cidade. O complexo cultural tem ludoteca, filmoteca, sala de leitura para portadores de deficiências visuais, acervo digital de música, cineteatro, cafeteria, acesso gratuito à Internet e uma sala denominada Meu Bairro, para que a comunidade da região faça reuniões.
O Ministério da Cultura investiu R$ 2,5 milhões para equipar a Biblioteca-Parque de Manguinhos. Os recursos do Programa Mais Cultura possibilitaram a construção de um cineteatro, além da aquisição de equipamentos, mobiliário e acervo de 25 mil livros, 800 filmes e três milhões de músicas para audição, dentre outros itens.

Fonte: Ministério da Cultura

DATA DE INAUGURAÇÃO: 29 de Abril de 2010.

+

Saiba mais:

Favela de Maguinhos, no Rio, tem primeira biblioteca-parque do país (O Globo)

+

E assista aos vídeos:

PAC Manguinhos: o futuro a Deus pertence?

Vídeos produzido pelo Laboratório Territorial de Manguinhos/Fiocruz.

 PAC de Manguinhos:

 Mudanças do PAC no Complexo de Manguinhos « Repórter Rio

tvbrasil — 5 de janeiro de 2010 — Matéria mostra as mudanças desencadeadas pelo PAC no Complexo de Manguinhos.

=======================================================

25/12/2009: INÍCIO – CONTATO VIA SITE

Amigos da Inverde,

Estou participando da equipe que vai inaugurar em fevereiro uma Biblioteca Parque na comunidade de Manguinhos.

O projeto é muito bonito e pretende ser transformador de corações e mentes. Estou orgulhosa de estar participando e principalmente de poder contar com a participação de Marta Porto, como gestora e orientadora.

O que acho fundamental num primeiro momento é estabelecer desde o início uma relação com os moradores do entorno que privilegie o respeito e a promoção da qualidade de vida.

Temos problemas graves em Manguinhos quanto ao meio ambiente, coleta de lixo inexistente, poluição em todos os níveis.

O espaço onde está a Biblioteca é rodeado por uma grande escola, um parque olímpico, uma UPA e 460 apartamentos – obras do PAC – teremos, num cálculo por baixo, uma circulação de 2.500 pessoas por ali.

Precisamos nos educar para manter o local como está hoje – limpo, cuidado, com um paisagismo simples, mas bonito.

Gostaria de organizar com vocês cursos, palestras, conversas, trocas, para encontrarmos juntos soluções para esta população.

Vamos conversar mais?

Um abraço e parabéns pelo site, pelos projetos e pelos sonhos.

Ivete Miloski

=====================================================

13/01/2010: Visita da Equipe INVERDE

(depoimento da arquiteta Lourdes Zunino, via e-mail)

 

Olá Equipe,

A visita hoje foi ótima. Fora o calor, realmente demais!

A Biblioteca é realmente muito linda, colorida, super estimulante. Aliás, todo o projeto é bonito, uma mudança brusca no entorno cinza. Claro que tem um monte de “senãos”. Por exemplo, não foi priorizada a ventilação natural, enquanto a iluminação natural foi realmente privilegiada na maior parte das salas, e com um pé direito bem alto, o salão principal não estava quente dentro, mas poderia estar melhor se aproveitasse a brisa que corria do lado de fora… O forro é de pvc e por custo quase similar, poderiam ter colocado forro a base de lã mineral e privilegiar a acústica, que para uma biblioteca é importante. Quanto ao paisagismo, o que vimos foi o tradicional: placas de grama (já queimando), bocas de lobo, equipamentos como bancos e mesas completamente ao sol, etc.

O que salva são as árvores que já estavam lá e que foram mantidas, garantindo ar condicionado natural sob elas, palmeiras novas forma colocadas.

Depois da biblioteca, visitamos a área da obra e depois os prédios novos, parcialmente ocupados. Tivemos a companhia de educador de arte do local, que Joana já conhecia da inauguração de um projeto que ela participou, e conversamos com alguns moradores já instalados desde o inicio de janeiro. Alguns na bronca por falta de espaço para estender a roupa, ou local para ar condicionado…

Pesquisei na rede se achava uma vista geral do local e encontrei este vídeo: aqui

O projeto que tem chamado a atenção é o da construção do Parque Metropolitano, com a elevação da linha férrea, integrando as comunidades que estão nas ruas Uranos e Leopoldo Bulhões. O leito ferroviário, que funciona hoje como um limitador da comunidade, será modernizado, com a construção de um terminal intermodal e a instalação de vários quiosques de serviços públicos na região.

Reportagem que fala do trecho que será elevado da via férrea: aqui

Esse link é sobre a Inauguração: aqui

Grande abraço,

Lourdes Zunino

====================================================

Parques Biblioteca Medellin – Colômbia

 

+

+

+

+

+

+

+

+

+

+

+

+

+

++

 

Saiba mais: Parques Biblioteca

5 Responses to ::Biblioteca Parque Manguinhos::

  1. Léia Bonfim disse:

    Sou estudante de Biblioteconomia e fiquei encantada com o projeto, muito lindo! Acredito que um projeto como esse tem o poder de mudar vidas, principalmente dos quais vivem a margem da sociedade e tem que conviver com a exclusão, parabéns e que projeto como esse surja dia após dia e que tenha VIDA LONGA.
    Espero um dia poder conhecer de perto.

    Léia Bonfim

    Vitória ES

  2. Duducha disse:

    Esse projeto é uma grande benção de Deus, para essa comunidade.
    è importante mostrar ao mundo que a cultura é uma das maneiras mais natural de se recuperar,integrar e dar ao indivíduo um novo rumo em sua vida.

    Parabéns para todos aqueles que geraram esse projeto e o colocou em pratica.

    • Lourdes Zunino disse:

      Realmente a equipe da Secretaria de Cultura está fazendo um trabalho extraordinário lá.

      Vale a pena visitar, o acesso de carro é facil, logo depois do primeiro viaduto a esquerda depois de Benfica na antiga av Subrurbana. A estação de metro Del Castilho também é perto e vários ônibus passam em frente. A biblioteca tem um acervo variado e de qualidade. Não deixe de visitar!

      Abraços

      Lourdes Zunino

  3. Parabéns a todos os envolvidos. Cristina

    • ceciliaherzog disse:

      Obrigada, Cristina.

      Temos feito um trabalho de educação e conscientização que tem dado um retorno muito estimulante.

      Também, temos desenvolvido projetos muito interessantes e inovadores que buscam melhorar a qualidade de vida nas cidades.

      Para isso, pesquisamos soluções que possam adaptar os ambientes urbanos que harmonizem as pessoas com a natureza, seus processos e serviços ambientais. Deles dependemos para sobreviver!

      Contamos com sua participação!

      Abraço
      Cecilia Herzog

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: